Merkel com véu islâmico causa escândalo na Alemanha
Merkel com véu islâmico causa escândalo na Alemanha
Uma fotomontagem de Angela Merkel vestida com um xador, uma roupa feminina muçulmana que cobre o corpo todo com exceção do rosto, está a causar controvérsia na Alemanha.
Quando referia uma informação sobre os refugiados, a estação alemã de televisão ARD, no programa “Em Contacto com Berlim” (“Bericht aus Berlin”), mostrou a chanceler alemã com o véu islâmico iraniano tradicional tendo por pano de fundo o Palácio do Reichstag, onde o Parlamento da Alemanha exerce funções, com minaretes ao redor. Os jornalistas foram severamente criticados por fazerem propaganda anti-islâmica.
De acordo com o jornal britânico “The Telegraph”, muitos espectadores acharam que o canal de televisão foi longe demais, ao semear a islamofobia. Alguns acusaram os jornalistas da ARD de, ao agirem dessa maneira, acabarem por beneficiar os populistas de direita.
Um detalhe interessante é que a fotomontagem apareceu no lado direito do ecrã no momento em que o pivô Rainald Becker perguntou retoricamente o que iria ser dos valores alemães.
"Como mudará a nossa vida? Como reagiremos ao problema da igualdade dos refugiados, dos direitos das mulheres e da liberdade de expressão?" De acordo com o editor-chefe da ARD, ainda não há respostas para estas questões, que estão a semear o medo.